Quinta em Outra Língua é um meme criado pelo blog Amount of Words, com o objetivo de fazer resenhas ou comentar sobre o lançamento de livros estrangeiros às quintas-feiras. Todo blog pode participar - saiba mais aqui!
Título:
Shine
Autora:
Lauren Myracle
Editora:
Amulet Books
Onde Comprar:
Amazon | Book Depository
Quando seu melhor amigo é vítima de um crime de ódio, Cat, dezesseis anos, se propoe a descobrir quem na sua pequena cidade fez isso. Ricamente atmosférico, esse mistério ousado explora os segredos de uma pequena comunidade conservadora do Sul e examina a força de vontade que é necessária para ir contra todos que você conhece em nome da justiça.
Em um cenário de pobreza, intransigência, drogas, e intolerância, Myracle elaborou um pungente e maduro conto expresso através de um mistério profundamente inteligente. Esperto, corajoso, e compassivo, este é um trabalho inesquecível de uma autora amada.
O principal motivo para eu dar uma segunda olhada em Shine foi sua capa. Linda e chamativa, mas não de um modo exagerado. Seu título não chama atenção, pelo menos não a minha. Mas quando eu li a sinopse foi que eu realmente decidi comprá-lo, com a vantagem da capa linda. Trata de um tema polêmico: o preconceito contra os homossexuais. E eu adoro livros que abordam temas do tipo.
Black Creek é um cidade pequena e afastada, onde todo mundo se conhece e as opções de amizade não são muitas. É daquelas cidades em que as pessoas são super conservadoras e religiosas, e o que é diferente é muitas vezes rejeitado. É o que acontece com Patrick, que desde cedo sabia ser homossexual, e nunca escondeu isso de ninguém. Para as pessoas da cidade ele era quase digno de pena, já que saiu dos caminhos certos de Deus, e blá blá blá.
Quando Patrick é atacado, Cat sente como se nem todos os esforços estivessem sendo feitos para achar 'o' ou 'os' culpados pelo crime. É como alguns comentários que ela ouve, sobre gays sempre receberem o que merecem, como se Patrick tivesse merecido ser espancado somente por ser gay, o que é um total absurdo. Por isso mesmo ela decide prosseguir com a investigação por conta própria, e para ajudar Patrick terá que superar seus medos em relação à muitas coisas, inclusive seu passado.
Eu amo livros que tratam de temas polêmicos e que mexem com você lá no mais intimo do ser. Shine trata de um assunto muito delicado: o preconceito contras as pessoas que são homossexuais, mas mais que isso, fala também da HIPOCRISIA. Hipocrisia por parte das pessoas super crentes em Deus, mas que pensam que o garoto mereceu ser espancado só por ser diferente do que eles acham correto.
É uma leitura muito comovente. A escrita da Lauren torna tudo muito real. Ela demonstrou um enorme talento ao falar da forma como falou desse assunto. É revoltante as atitudes das pessoas nesse livro, e tenho certeza de que foi esse sentimento de revolta contra o preconceito que ela quis transmitir! Eu morri de raiva e chorei igual à Cat. A verdade é que é impossível não se emocionar com a forte amizade entre Cat e Patrick e tudo que ela seria capaz de fazer e superar por ele.