Hello amados.
Dessa vez nada de top piriguetagens...ainda rindo horrores daquele post e seus comentários. Mas, dessa vez vim para fazer minha listinha básica de autores que me inspiram,fazem suspirar, rir, e ficar impressionada. Só que dessa vez esse top é muito nacional, pois vamos mergulhar nos clássicos na nossa terrinha.
Certa vez conversando com meus amigos do club do livro, conclui que para meus gostos literários atuais: minha primeira leitura foi totalmente definitiva para ditar todo um gosto sobre livros e estilos. E vocês, concordam?
Quem já leu alguma resenha minha, em algum momento já percebeu que sou muito chata para sair do meu gosto sobre livros, o que as vezes me priva de descobrir outros fabulosos autores, mas que também me deixa extremamente feliz com os livros românticos que acho por aí, seguindo minhas atuais tendências.
Então, sem maiores enrolações vamos aos livros:
#TOP 5 - I Juca Pirama - Gonçalves Dias
Ai gente, quem nunca se empolgou (e arrepiou) cantando o mais rápido que podia, sem
quase respirar, o canto forte do nosso I-Juca-Pirama, minha parte
favorita é:
´´Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi:
Sou filho das selvas,
Nas selvas cresci;
Guerreiros, descendo
Da tribo Tupi.
Da tribo pujante,
Que agora anda errante
Por fado inconstante,
Guerreiros, nasci:
Sou bravo, sou forte,
Sou filho do Norte;
Meu canto de morte,
Guerreiros, ouvi. (...)``
#TOP 4 - O Alienista - Machado De Assis
Depois que eu li esse livro, ele me fez refletir sobre muita coisa que eu achava ser certa, mas então acordei percebendo que o que é certo e errado, depende de quem tá olhando, e que de médico e de louco todo mundo tem um pouco. E muito depois aprendi que para uma pessoa ser meio que ´´normal`` você precisa comparar ela com um referencial, e para ter referencial você teria que ter pessoas iguais, e isso não ocorre, nem entre gêmeos...logo...^^..kkkk
Você vai ler um dos textos mais engraçados de toda a literatura brasileira. Trata-se da história de Simão Bacamarte, médico que se dedica a estudar a loucura e a tratar os doentes mentais. Ele se muda para uma pequena cidade e monta um hospital, a Casa Verde. Essas novidades mexem com a vida da cidade de Itaguaí. E não demorará muito até que o dr. Bacamarte, na sua constante busca da diferença entre a loucura e a razão, passe a internar gente sem nenhum sinal de loucura. Será que sobrará alguém do lado de fora da Casa Verde?
O alienista é uma das obras mais conhecidas de Machado de Assis (1839-1908), um dos maiores nomes da nossa literatura, que contava histórias com ironia e crítica.
#TOP 3 e 2 -Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade
Nesse livro não deu para escolher um autor, ou um conto porque a meu ver tanto ´´Crianças`` e ´´No Restaurante`` são ótimos textos para refletir e aprender a ter foco. Ou seja, a moral da história fixa.
Humor é o que não falta neste livro, que traz crônicas escritas por quem mais entende do assunto: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos e Rubem Braga. É só ler estes textos para entender, afinal, o que é a crônica. Mas se precisar mesmo de uma definição, fique com esta: crônica é um texto tão gostoso de ler que dá até vontade de escrever.
´´- Deixe de ser malcriado.(F.Sabino -Crianças)
- Você mesmo que me criou.``
´´- Escute aqui, querida. Primeiro, escolhe-se a mesa.
- Não, já escolhi. Lasanha.``
( C.D. Andrade - No Restaurante)
Esse homem, foi o marco de duas fases minhas, antes: a Anne que odiava ler, e que preferia assistir a todas as novelas mexicanas que passava em um certo canal aí. E Depois: a Anne que praticamente não assiste tv, a não ser as séries que ela tanto adora, juntamente com os K-Dramas amados. E que passa boa parte do seu tempo lendo.
Um rapaz perde seu ônibus por cinco minutos e, ao entrar no seguinte, senta-se casualmente ao lado de uma mulher cujo rosto estava coberto por um véu. A moça permite que ele lhe segure as mãos e lhe beije o ombro. A fim de localizar sua amada misteriosa, o narrador vai descobrindo mais detalhes sobre sua musa e espanta-se com os recursos da moça
para permanecer incógnita. Várias viagens são necessárias até que o mistério se resolva e o casal possa encontrar a felicidade.
Detalhe importante, geralmente achamos esses livros durante nossa vida
estudantil, com a nossas amadas (ou não) obras básicas para o
vestibular! Só que de repente você deu sorte e achou um livro
fantástico. Nem todo ano do ensino meio foi tão legal com suas obras
básicas, mas eu conheci essas aqui, e me apaixonei.
José de Alencar, foi o responsável por me tornar uma romântica literária incorrigível, até os dia de hoje. Assim como os demais autores do top, me marcaram de alguma forma.
Espero que vocês tenham curtido o post, e se algum de vocês chegou a ler algum desses, ou outros que também foram fantásticos, compartilhe suas dicas comigo...plisssss... e aproveitando para deixar um mega obrigado para meu amigo Victor Rogério que com um desses (Para Gostar De Ler - 1) livrinhos, durante uma das nossas reuniões do PA Book club, me deu a ideia de criar esse post.
Abraços de urso, até o próximo post!