vamos? |
Oi, gente!
Há um tempo atrás encontrei com três queridas amigas que sempre vão em todos os eventos e de quebra ainda levam os livros no sorteio, sério, gente, sentem perto delas nos eventos para pegar um pouco dessa sorte #FATO. Mas, brincadeiras à parte, elas me pediram para fazer esse post com dicas sobre como se organizar para ir para a Bienal!
Há um tempo atrás encontrei com três queridas amigas que sempre vão em todos os eventos e de quebra ainda levam os livros no sorteio, sério, gente, sentem perto delas nos eventos para pegar um pouco dessa sorte #FATO. Mas, brincadeiras à parte, elas me pediram para fazer esse post com dicas sobre como se organizar para ir para a Bienal!
Já contabilizo 5 Bienais na mochila e resolvi atender ao pedido, portanto, selecionei algumas dicas para se organizar desde hoje para conseguir em agosto/setembro ir para a Bienal deste ano que será no Rio de Janeiro.
Mas ATENÇÃO: geralmente ir para a Bienal do Rio é um pouco mais dispendioso financeiramente do que ir para a Bienal de São Paulo. Não estou dizendo aqui que não vale a pena ir. JAMAIS! Vale superrr a pena ir para qualquer uma das edições da BIENAL. Estou tentando dizer que você tem que começar a se organizar desde já!!!
Então vamos as dicas:
- Se você trabalha ou estuda, veja que período a Bienal estará acontecendo e descubra que tempo você tem para viajar para o Rio de Janeiro. Geralmente as pessoas gostam de ir no fim de semana mas, atenção, o último fim de semana SEMPRE é lotadíssimo.
- Você já conferiu junto as editoras, blogues, instagrans e afins que autores internacionais e nacionais vão estar na Bienal desse ano? Melhor checar antes de marcar sua data de ida. Já pensou comprar as passagens, reservar hotéis/hostels e por aí vai e descobrir que o autor que você tanto ama vai estar lá em um dia que você não vai estar?
- Veja com sua família e amigos se não tem mais alguém que possa ir com você. Ter alguém para rachar as despesas é sempre muito bom.
- Ok, resolvida data de ida de volta, você tem que ter em mente quanto pretende gastar com passagens e hospedagens.
- Tendo isso em mente, baixe o aplicativo VOOPTER (pode ser outro app, eu uso este por isso indico) em seu celular e cadastre um alerta de passagens para o Rio de Janeiro com o período que você vai viajar, ele vai te mandar vários e-mails e alertas de passagens de várias companhias aéreas. E fique atento a todo tipo de promoção de passagens.
- E comece a caçar em sites como o decolar.com e o booking.com locais para ficar, caso você não tenha amigos ou conhecidos onde se hospedar.
Você se organizando desde já conseguirá ir para a Bienal bem tranquilo, pois começando a pagar tudo agora, até o dia de viajar estará tudo quitado e você vai com dinheiro para outras despesas que vão surgir.
Resolvi deixar aqui algumas dicas importantes para quando você já estiver no Rio de Janeiro para curtir melhor a Bienal:
- Por favor, leve uma mochila resistente! Ela vai ser muito útil.
- Pelo amor de zazá, não vá de salto para o Rio Centro (onde rola a Bienal). Vá de tênis para deixar suas pernas mais à vontade e poder andar MUITO.
- Descubra assim que chegar no Rio de Janeiro quais linhas de ônibus te levam para o Rio Centro. Esse local é muito afastado do centro do Rio de Janeiro (apesar do nome), perto da cidade do Rock.
- Descubra também como voltar do Rio Centro para onde você está. Ano retrasado quando fui ao Rio ainda não tinha Uber e tem motorista de táxi que não aceita qualquer corrida. Não esqueça que o dinheiro que você usa para uma viagem longa de táxi, você pode comprar livros kkkkkk
- POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO: LEVE ÁGUA MINERAL NA MOCHILA. Você vai andar muito e ela vai salvar você. Se der leve lanchinhos também.
- Se for acompanhado, marque um ponto de referência para vocês se encontrarem, caso se percam e não consigam se falar por celular.
- Atenção que na Bienal do ano passado as senhas para autógrafos foram distribuídas pelo site muito antes da Bienal começar. Não sei se vão fazer isso novamente, mas fiquem de olho no site!
- Se não conseguiu pegar senha para aquele autografo de autor gringo que você queria: ATENÇÃO! Algumas editoras fazem sessões de autógrafos com eles em outras livrarias do Rio de Janeiro no mesmo período da Bienal. Foi Assim que eu conheci: Julia Quinn, Carina Rissi e Collen Hoover no ano retrasado.
- Nem só de Bienal vive um bookaholic, tire um dia da sua viagem para conhecer alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro!
- Tire muitas fotos!
- Por fim, mas não menos importante: aproveite as filas para autógrafos para fazer novos amigos! Afinal vocês já se conhecem e sabem que tem gostos parecidos, tipo, o autor que vocês estão aguardando para conhecer. Foi assim que eu conheci a Aline Miguel na fila de autógrafos da Megan Maxwell, ela reparou a minha mala (sim, levei a mala porque não posso carregar peso devido a minha coluna frágil) enquanto me fez sair da fila um instante para correr e comprar todos os livros da autora que eu ainda não tinha, pois ela me falou bem de todos eles... Viu só!
Fica a dica e até o próximo post!