Eu Li: Todos os santos malditos - Maggie Stiefvater

Título:
Todos os santos malditos
Autora:
Maggie Stiefvater
Editora:
Verus
Ano:
2019



Eis algo que todo mundo quer: um milagre. Eis algo que todo mundo teme: o que é preciso para conseguir um... Qualquer pessoa que visite Bicho Raro, no Colorado, vai encontrar um cenário de santos sombrios, amor proibido, sonhos científicos, corujas loucas por milagres, afetos distantes, um ou dois órfãos e um céu cheio de estrelas vigilantes. No coração desse lugar está a família Soria, cujos membros têm a capacidade de realizar milagres.
E no coração dessa família estão três primos que desejam mudar o futuro: Beatriz, a garota sem sentimentos, que quer apenas ser livre para examinar seus pensamentos; Daniel, o santo de Bicho Raro, que faz milagres para todo mundo, menos para si; e Joaquin, que passa suas noites no comando de uma estação de rádio usando o nome Diablo Diablo. Eles estão todos à procura de um milagre. Mas os milagres de Bicho Raro nunca são exatamente o que você espera.

Maggie Stiefvater é uma autora que divide muitas opiniões entre seus leitores pelo mundo, no entanto, seu talento para escrita é algo indiscutível. Desde seu "Calafrio" e "A corrida do escorpião" a autora recebe muitos elogios e até algumas premiações. Entre séries e standalone, Maggie conquista leitores com sua narrativa que só posso apontar como poética, apesar de ser em prosa. Nem todos os autores conseguem essa proeza, amores. 

"Todos os santos malditos" é um livro solo e conta a história de uma família de santos que vive em Bicho Raro, no Colorado. 
Família de santos, sim, pois eles realizam milagres.
Diversos peregrinos são atraídos à Bicho Raro atrás de milagres e, através dos anos, a família Soria criou - mesmo que involuntariamente - uma pequena comunidade.
A convivência, no entanto, não é acolhedora.
Tudo isso pois os milagres dos santos Soria não são realizados da forma que somos ensinados a crer: uma resolução positiva e instantânea.
Para os peregrinos alcançarem seus milagres eles primeiro alcançam sua escuridão e precisam lidar com essa escuridão que é subjetiva e muito particular para terem seus milagres concretizados.
As histórias da família Soria apontam que os peregrinos não podem ser ajudados a saírem da escuridão pois ela viria mais intensa para eles.

Através dos anos sempre há um santo específico para receber os peregrinos e durante a narrativa Daniel é esse representante.
Assim como os primos, Beatriz e Joaquim, Daniel é jovem e faz parte da nova geração da família Soria.
Apesar da santidade que envolve a sua pessoa, Daniel não deixa de acompanhar com amor aos seus primos, ambos com objetivos diferenciados e que nada tem haver com uma vida santa.
Eles criaram uma rádio pirata pois Joaquim almeja ser um DJ de sucesso e, para isso, ele precisa começar de algum lugar. Assim sendo, ele encarna o seu pseudônimo Diablo, Diablo para levar canções e mensagens de amor às rádios.
Beatriz, por sua vez, topou a aventura pois tem um talento inegável para construir coisas e uma racionalidade impecável. Alguns membros da família Soria até insinuam que ela não possui emoções. 

Os três jovens Soria terão suas vidas transformadas ao conhecerem Peter, um jovem em busca de uma vida melhor - mas que acha que não precisa de milagres para alcançar seu desejo - e Marisita, uma peregrina com uma escuridão tão triste que chove em sua volta o tempo inteiro. 
A família Soria será desafiada a ter uma nova percepção dos peregrinos, dos seus milagres e até de suas próprias escuridões. 

A autora costuma pegar algumas lendas e mesclar às suas ficções, como a série "Garotos Corvos" e até o próprio "A corrida do escorpião", e acredito que não foi diferente com "Todos os santos malditos" pois tem muito do imaginário oriundo do México em sua narrativa nessa história. O resultado foi algo diferente e encantador. 

"Você pode ouvir um milagre à distância em meio à escuridão."

"Todos os santos malditos" é uma história sobre esperança e sobre o poder transformador dos milagres. Tudo nesse livro tem vida. É surpreendente e maravilhoso o que Maggie consegue fazer com as palavras. 
Recomendo com toda força que há em mim. 

Leiam!

Assistente social apaixonada por livros. Militante da transformação social através da literatura.

Recomendado Para Você

Comentários