Olá, leitores pai d'éguas!
Hoje trago para vocês algumas indicações de produções paraenses para acompanharmos neste novo ano. São conteúdos interessantes, inteligentes e que se propõem ao estimulo do consumo da literatura e da cultura POP de forma 100% gratuita!
O Pará está REPLETO de produtores de conteúdos maravilhosos e os que indico abaixo são apenas 5 de muitos que estão no corre, como nós, e pretendemos fazer outras indicações no decorrer do ano, inclusive em nossas outras mídias, como instagram e twitter.
Solicito que vocês nos recomendem mais nomes e projetos para as próximas listas do futuro!
Então vamos lá?!
Thyago Costa é o responsável do Toró Aleatório e, além do IG com diversos conteúdos interessantes e lives com convidados para discussões, ele criou a newsletter e se propôs a enviar mensalmente por e-mail alguns textos produzidos por ele, como ensaios sobre literatura e contos autorais inéditos! Basta assinar para ter acesso! Atualmente conta com 8 contos disponíveis em arquivos PDFs, EPUB e MOBI, com os títulos: Perdidos, O que o mar leva consigo, Os filhos de Bronze, A canção do Bardo, Não há luz, Rogai por nós, Estou pronta para morrer? e Pequeno reino.
Além de acompanhar o conteúdo, é uma ótima oportunidade para apoiar mais uma autoria paraense!
Les Lettres é a revista eletrônica criada por estudantes da UFPA para divulgar e incentivar produções textuais e artísticas em língua francesa. Ela está disponível gratuitamente!
Com publicação bimestral, o objetivo da Les Lettres é estimular autores a produzirem textos na língua francesa, além de valorizar a escrita, a leitura e a compreensão na língua francesa. A revista é organizada por Jeniffer Yara, professora e produtora de conteúdo paraense.
Para colaborar com o conteúdo, enviar e-mail para magazineleslettres@gmail.com
O REC é um perfil de leitura coletiva que traduzido significa Leituras Entre Comadres que inteligentemente também se traduz com as iniciais dos nomes dos organizadores: Renata, Everton e Carol, respectivamente nosses querides blogueires do Pausa para um capítulo e Sooda blog.
Com o intuito de realizar leituras coletivas mensais, o REC escolhe as obras literárias, ou convida curadores para escolhê-las, e organiza um cronograma de leituras para, ao final dos meses, realizar uma live de discussão sobre a obra lida. É uma ótima maneira de se propor a realizar novas leituras e a sair da zona de conforto literária!
Criado por Daniel Prestes, o Jornal Jamburana é de conteúdo literário, colaborativo, independente e gratuito que aceita colaborações de textos! Apesar de Daniel ser paulista, ele reside no Pará há alguns anos, além de possuir graduação e mestrado pela Universidade Federal do Pará. Atualmente, ele também é professor da rede pública do Estado. Ou seja, ele colabora bastante com sua atuação de conteúdos no Pará então acredito que cabe essa indicação neste contexto.
Criado em 2018, o Jornal Jamburana conta com 06 edições disponíveis de forma totalmente gratuita. Os editais para colaborações são abertos de tempos e tempos a quem tem interesse de enviar seus textos para avaliação. A última edição publicou apenas mulheres amazônidas que foram selecionadas por outras mulheres amazônidas.
Criado por Victor Rogério, o Super Literário surgiu com a ideia de uma revista digital, gratuita e com publicação bimestral que foca na literatura das mais diferentes existentes.
No entanto, a ideia se expandiu e atualmente o Super Literário dá conta de diversos conteúdos, não apenas sobre literatura, mas também referente à cultura POP.
Além disso, o Super Literário mantem um podcast e um canal de notícias, sempre com novidades e atualidades, além de realizar lives com convidados eventualmente.
Para quem não sabe, o Victor Rogério também colabora conosco aqui no blog Garota pai d'égua!
Bom, leitores, espero que vocês tenham gostado das dicas e acompanhem esses conteúdos interessantes e disponíveis de forma gratuita.
Reitero a intenção de divulgar mais e mais produtores de conteúdos locais, então nos acompanhem nas redes sociais para acompanharem também o nosso conteúdo, claro!
Até breve!
. |